Login

Boom Veículos

Honda CB 650F VS Yamaha XJ6 N

Honda CB 650F VS Yamaha XJ6 N

CB 650F é superior do começo ao fim

Com redondos 600 cm³, o motor da Yamaha gera 77,5 cv de potência e 6 mkgf de torque, disponíveis a 10.000 rpm e 8.500 rpm, respectivamente. Por entregar torque em rotação alta, a XJ6 responde melhor com o motor “cheio”. Em giros baixos, demora mais a responder aos comandos do acelerador – não que seja lenta, mas é menos esperta que a rival.

Na Honda, além de o propulsor ter 50 cm³ extras, é mais moderno, entrega 87 cv e tem torque mais alto (6,4 mkgf), que chega 500 rpm antes. Para rodar em velocidades baixas, algo comum nas cidades, ela também é melhor.

Os dois modelos têm câmbio seis marchas. Em ambas os engates são curtos, mas o da CB 650F é mais preciso. O da XJ6 N exige, mesmo que eventualmente, uma segunda tentativa para engatar a marcha.

As suspensões da Honda, com 120 milímetros de curso na dianteira e 128 mm na traseira, trabalham melhor que as da Yamaha, que têm curso maior – 140 mm na frente e 42 mm atrás. Por serem firmes, proporcionam bastante segurança em curvas – a frente da CB não oscila tanto com as imperfeições do piso. Isso sem sacrificar o conforto em vias com pavimento ruim.

O sistema de freios da Honda tem discos duplos de 320 mm na dianteira, ante os 298 mm da Yamaha. Atrás, são 240 mm e 245 mm, respectivamente. Na prática, a CB é mais equilibrada na hora de parar. No caso da XJ6, é necessário aplicar mais força para se obter o mesmo tipo de resultado.