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Cuidados com o carro no inverno

Cuidados com o carro no inverno

O frio chegou com tudo em Santa Catarina! Saiba quais cuidados você deve tomar com seu veículo nesta época do ano.

Bateria é uma das mais prejudicadas com o frio

E já que estamos falando de bateria, é ela uma das mais prejudicadas pelo frio, que reduz a velocidade de reação dos seus componentes químicos. Por isso, é essencial ter cuidado com essa parte do motor do carro, no inverno principalmente. Para evitar problemas, procure revisar o sistema de partida, mantendo sempre os níveis de gasolina do reservatório de partida, por exemplo, e checar o nível de carga a própria bateria. Como ela é mais exigida, o gasto de carga também é maior. Você percebe logo quando o nível começa a baixar ao motor responder com lentidão ao girar a chave na ignição. Muito provavelmente é hora de dar uma carga ou trocar a bateria inteira.
Se isso acontecer, não espere ela te deixar na mão, vá logo a um mecânico de confiança e faça a conferência da carga. Não esqueça que carro parado também consome bateria, já que alguns componentes, como rastreadores, rádios, alarme e a central de injeção não desligam nunca, permanecendo em stand by. Neste caso, se você for viajar e deixar o carro em casa sem uso por cerca de 20 ou 30 dias, a melhor coisa a fazer é desconectar o cabo do terminal positivo.
 

Se o carro não quer pegar, não fique insistindo
 

Nessa época do ano é comum o carro não pegar de primeira e você, louco de vontade de ir trabalhar, fica insistindo seguidamente. É compreensível, mas é também um grande erro: as velas podem se encharcar e causar um verdadeiro prejuízo. Espere um pouco enquanto o combustível evapora totalmente, e aí sim, tente de novo. Se não pegar talvez a visita do mecânico seja a melhor solução. Não esqueça de trocá-las no tempo regulamentar indicado no manual do proprietário, que geralmente é em torno de cada 10 mil Km. Se elas estiverem escuras pode ser sinal da presença de óleo na câmara de combustão ou excesso de combustível. Vale a pena dar uma olhada.


Motor de arranque também “sofre” no inverno

A partida não acontece se o motor de arranque estiver com problema, o que acontece com mais frequência no inverno, principalmente defeitos no bendix e suas escovas. Por outro lado, como o afogador é mais requisitado nos meses mais frios, vale a pena verificar o carburador quando a estação começar.


Ar-condicionado e fluidos merecem atenção especial

Dependendo da rigidez do inverno na sua região, muito provavelmente você passará uns bons meses sem querer ligar o ar-condicionado, o que provavelmente fará com que as borrachas de vedação fiquem ressecadas e a tubulação seja danificada. A dica é liga-lo toda semana por pelo menos 10 minutos, fazendo com que o gás circule pelos tubos lubrificando as borrachas.